quinta-feira, 31 de março de 2022

A Torre de Eiffel e de todos nós.

Ah! Essa Torre que emana tantas emoções!!

Essa semana eu assisti, meio que por acaso nessas redes de streaming, o filme Eiffel. É um filme romântico baseado em fatos reais que mostra a trajetória profissional do Gustave Eiffel até finalização e inauguração de sua monumental Torre em 31 de Março de 1889.

E não é que fiquei emocionada?!! Encantada e maravilhada com a tecnologia, precisão do projeto, tanto arquitetônico, quanto estrutural e as dificuldades de execução da obra, numa época em que tudo era novidade e no fervilhar do século 19. Além de apresentar todos os envolvidos em sua execução, desde os burocratas da elite francesa até os operários trabalhadores no canteiro da obra. Sensacional! Se puderem, assistam esse filme! #FicaADica

Mas não é por isso que resolvi escrever esse texto... Afinal toda a história da Torre Eiffel, a biografia do Gustave, os eventos, etc... estão espalhados em livros e por toda internet.

Eu vim aqui pra contar minha sensação e meus sentimentos por essa Torre, tanto arquiteturalmente, quanto pessoalmente, e que hoje completa exatamente 133 anos.

Torre Eiffel vista de baixo. 1997
Foto do arquivo pessoal

Não sei o que dizer sobre coincidências, mas o ano em que entrei na Faculdade de Arquitetura, em 1989, a Torres Eiffel estava completando 100 anos! E eu, estava lá começando a estudar as artes e arquiteturas do mundo e entre elas, essa maravilha. Na época eu ainda não entendia direito sobre estruturas, estilos arquitetônicos, projetos executivos, cortes transversais e isso me fez pensar que eu estava apenas começando a aprender sobre uma técnica em que pessoas fantásticas já haviam executado 100 anos antes e que perdura até hoje como grande tecnologia. Por isso esse filme me tocou bastante, eu pude sentir esse "drama", tanto pelo lado profissional pela grandiosidade que é a arquitetura, a engenharia e a complexidade de um bom projeto, quanto pelo lado pessoal e cultural, de poder desfrutar dessa grandeza artística.

Eu tive a grata oportunidade de sentir e estar envolta nessa renda metálica! Em 1997 estive em Paris e subi até o topo da Torre e pude ver todos os horizontes envoltos da Cidade Luz a altura plena de 300m do chão. Maravilhoso e mágico! 

Eu e os metais da Torre. 1997
Foto pessoal

Ali é um lugar que eu voltaria sempre e sempre. Das gerações aqui de casa, fomos eu e meus pais, e foi um momento muito especial. Em meus planos pretendo um dia voltar com meu marido e minha filha, que se encanta mais com a Torre Eiffel do que com o castelo da Disney! E eu ,de certa forma, me delicio com isso!

Gustave estava certo! A Torre se tornou um ícone que recebe milhares de visitantes todo ano e consequentemente rende milhões financeiramente. E jamais será desmontada com seus milhões de rebites, maciça estrutura e potente fundação.

Por isso e entre outras coisas fabulosas, a Torre Eiffel é impressionantemente admirável e promove uma certa magia na gente. Não sei explicar o porque... Talvez seja por esse romance e esse envolvimento que surgiu desde Partido de Projeto e que encantou Gustave desde os primeiros traçados e que está gravado em cada travessa, em cada rebite, em cada metal e em cada vazio que forma esse visual e essa edificação que, pra mim, está eternizada como maravilha do mundo moderno.

Ah! E Fiquei sabendo que ela representa de fato a letra "A" e que felizmente é a letra do meu nome. Piegas ou não, eu adoro!!

Um abraço a todos vocês,

























Referências: 


Torre Eiffel: Breve histórico

EIFFEL. O filme: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-254015/