segunda-feira, 28 de março de 2022

Saudações!

O tempo passa, as coisas mudam e os espaços se transformam.

Em algum momento você já mobiliou, montou, reformou ou até mesmo construiu sua casa ou seu espaço de trabalho. Onde quer que você esteja, seja num apartamento, seja num imóvel térreo, seja num espaço compartilhado, seja no espaço público, você certamente está envolvido com o trabalho de um profissional da arquitetura, do design ou da engenharia.

Algumas pessoas não tem a noção de quão importante é o trabalho de arquitetura!

De pensar o espaço de maneira funcional, de planejar uma construção e torná-la viável, ou seja, o trabalho de projetar.

Arquitetura nada mais é do que pensar a construção e colocar todas as ideias no papel de maneira que funcionem tanto praticamente como financeiramente. Por isso, não é só "um desenhinho", tá?

As vezes as pessoas pensam que contratar um arquiteto sai caro. Porém, uma obra mal planejada certamente sairá muito mais caro para o seu bolso, podendo gerar desperdícios, tanto de espaços e circulações, como econômicos e materiais perdidos em entulhos.

Eu sou Arquiteta desde 1994 e todos os projetos que fiz até hoje (mesmo aqueles iniciantes, sem muita experiência) com certeza ajudou o cliente a se planejar e se organizar para poder finalizar seu sonho. 

E também conheci, e ainda conheço, muitas pessoas que, principalmente na hora de reformar acham que "dá conta" sozinho junto com o pedreiro. Pode até ser que dê conta, mas pode ter certeza que se tiver um profissional arquiteto vai ficar muito melhor, talvez até gastando menos!

Quando eu falo dos pedreiros, ou seja, da mão de obra, aqueles que são bons profissionais e que possuem boa experiência, sempre preferem executar uma obra seguindo um projeto, seja do arquiteto com a concepção das ideias, seja do engenheiro com seus cálculos estruturais. Pergunte para seu pedreiro o que ela acha!!

Enfim, não vou me estender demais. O que eu queria contar pra vocês é que sigo com essa minha profissão que é tão importante para a sociedade e que ainda, infelizmente, não é todo mundo que contrata um arquiteto para planejar o sonho da construção ou reforma. 

E, de novo, não precisam pensar que é um serviço muito caro! Porque na verdade é um valor proporcional ao tamanho e à complexidade do seu projeto. Então, quando se pensa em construir, reformar, mobiliar, decorar, etc... pense que o valor total que você vai gastar, uma porcentagem bem pequena é o honorário do arquiteto, ou do designer e também do engenheiro quando necessário.

Arquitetura é para todos! E o Arquiteto, a Arquiteta está acessível pra todo mundo.

Estou por aqui!!! E meus colegas também!

Acesse Meu Portfolio







E aqui seguem algumas referência sobre a Regulamentação e Exercício profissional do Arquiteto.

Nosso Conselho é o CAU: Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre atividades privativas de Arquitetos e Urbanistas: Clique aqui!

E esta é a Lei 12.378/2010 que criou nosso Conselho próprio e que Regulamenta e define a profissão de Arquiteto.

Um abraço a todos vocês!

Saudações,

Annie